HISTÓRIA
 
 
  China National Heavy Duty Truck Group Corporation

O grupo CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), conhecido internacionalmente como Sinotruk, foi constituído na China em 1935 e suas bases têm origem na indústria bélica, com a produção de caminhões para fins militares. No fim da década de 1950 iniciou sua primeira tentativa para a fabricação de caminhões para uso civil, mas foi em 1967 que produziu o primeiro modelo destinado para aplicação em mineração. Em 1980, inicou a produção em larga escala da segunda geração do veículo para abastecer o mercado chinês. O processo de internacionalização da Sinotruk começou em 1983, a partir de um acordo de cooperação para construção e licenciamento de caminhões da marca Steyr da MAN, que possibilitou a fabricação na China de três modelos da marca. Em 2003, foi a vez da Volvo sueca assumir o mesmo compromisso na forma de outro contrato de transferência tecnológica que perdurou até o ano de 2008 e deu origem à linha de caminhões Sinotruk Howo.

Com o término do acordo, a Sinotruk e a MAN firmaram uma nova joint venture em 2009 para produção de uma marca conjunta de caminhões, baseada na família TGA e nomeada como Sitrack. Para consolidar a parceria, a MAN adquiriu 25% mais uma ação do fabricante chinês, como parte da estratégia das duas empresas para posicionar a nova marca no mercado mundial.

No total, são 46 registros de patentes dos componentes que equipam seus caminhões, com fabricação própria de grande percentual das peças. Hoje, a Sinotruk é uma das líderes na China em vendas, produção e desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias no segmento.

Com forte operação na América do Sul, toda a tecnologia, segurança e conforto dos caminhões Sinotruk estão agora à disposição dos brasileiros.

Sinotruk no Brasil

Em 2009, um grupo de de empresários do ramo de transportes no sul do país reconheceu o potencial vencedor da Sinotruk e iniciou o processo para estruturar uma importadora oficial de caminhões Sinotruk. Em abril de 2010, a Elecsonic (conhecida como Sinotruk) iniciou as importações e comercialização dos caminhões Howo 380 com trações 6x2 e 6x4.

Localizada na região metropolitana de Curitiba, a Elecsonic possui 90 funcionários e uma rede de concessionárias que abrange mais de 85% do território nacional. Sua frota circulante já passa de 1.500 unidades. O sucesso de vendas no Brasil irá se intensificar com a chegada da família de caminhões A7 que já está disponível para venda nas concessionárias Sinotruk.

Em abril de 2012, a Elecsonic e o grupo CNHTC anunciaram a criação de uma joint-venture com o objetivo de construir uma fábrica da Sinotruk no munícipio de Lages em Santa Catarina que, em primeiro momento, importará peças produzidas pela CNHTC no processo de montagem de peças KD (Knock-Down), mas com a projeção de nacionalizar pelo menos 65% das peças.

Com a criação da joint-venture, representantes da CNHTC e Sinotruk Brasil anunciaram também o início das exportações de 2 mil unidades de caminhõesdos modelos Howo e A7 com motorização Euro V para a Sinotruk Brasil que será a primeira fase do projeto, enquanto a unidade de Lages é instalada.